Swipe left or right
to navigate

Matias Damásio

Matias Domingos Damásio nasceu em Benguela (Angola) a 9 de Maio de 1982. Parte mais tarde para Luanda, onde aprendeu a tocar guitarra nas ruas.


Participou em vários concursos de talentos, nomeadamente: “Estrelas do Palco” e “Domingão” da Coca-Cola. Em 2003, vence a “Gala Sexta Feira”, o Festival da Canção de Luanda e o Concurso Variante. É na 17ª edição do concurso “Chuva de Estrelas” promovido pela TPA – Televisão Pública de Angola que despoleta de facto para a música, antes de gravar, em 2005, o seu primeiro álbum a solo intitulado “Vitória”.

 

2008 é o ano em que surge o seu segundo CD de originais com o título “Amor e Festa na Lixeira”, um tributo ao Bairro onde nasceu e viveu até meados da sua juventude, localizado na periferia da Cidade de Benguela. Este álbum teve um enorme sucesso, com mais de 20 mil cópias vendidas, alcançando o galardão de Ouro em 2009. No mesmo ano, lança o seu primeiro DVD ao vivo, em Luanda, no cine Atlântico, com o qual vendeu mais de 10 mil cópias.


Com dois álbuns no mercado e uma carreira que se ia consolidando, Matias Damásio conquista neste percurso varios prémios, coroando uma trajetória dourada que o coloca entre os mais premiados do seu país. As edições discográficas voltam em 2012, com o disco “por Angola e, em 2015, lança “Por Amor”.


A vinda para Portugal dá-se em 2016, com o álbum “Por Amor” editado pela Sony Music Portugal. Neste trabalho, o cantor e compositor retrata, ao longo de 12 canções, histórias de amor, força, esperança, otimismo e  orgulho no seu país e na sua história.


Este disco prova ser o êxito que se esperava, com o tema “Loucos” a destacar-se, tornando-se no maior sucesso de 2017, atingindo mais de 45 milhões de visualizações no YouTube. Com a colaboração do vocalista dos HMB, Héber Marques, este single tornou-se Dupla Platina e o disco “Por Amor” atingiu o galardão de Ouro e mais de 6 milhões de plays na Apple e Spotify.


O sucesso em Portugal foi espelhado por uma tournée, em 2017, com mais de 40 concertos por todo o país. Entre eles, destacam-se m Abril o Coliseu de Lisboa e, em Maio, o Coliseu do Porto, ambos esgotados, em duas noites inesquecíveis. Matias Damásio consagra-se, assim, um dos maiores artistas do momento em Portugal.


Este ano de 2018 é o marco da consagração do artista em Portugal. Matias Damásio destaca-se pela autoria da letra e música do single “Quem Me Dera”, interpretado pela fadista Mariza. Em Julho, assina um contrato de publishing com a SONY/ATV Music Publishing Spain.

Em Outubro deste ano chega às lojas o novo álbum, “Augusta”, uma homenagem à sua avó materna, que se estende a todas as mulheres da sua vida e do mundo. Este disco conta com as participações de Aurea, Pérola e Claudia Leitte.


Matias Damásio subirá ao palco da Altice Arena, dia 24 de Novembro, para um concerto único e memorável. Pela primeira vez na maior sala de espetáculos do país, o cantor e compositor vai reunir nesta noite os maiores êxitos da sua carreira junto de muitos amigos e convidados. Em cerca de duas horas de concerto que contam a vida e obra do artista, também farão parte do alinhamento deste momento irrepetível algumas das novas músicas do novo disco.


As surpresas não ficam por aqui: Matias Damásio prepara-se para apresentar um cenário novo e especialmente criado para este espectáculo. Está tudo pronto para a consagração de um dos maiores sucessos da atual música da lusofonia e de um dos maiores artistas românticos que Portugal já conheceu.

Nomeações
  • Prémio Lusofonia

Matias Damásio